quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sorte em Vendas


Essa é uma palavra engraçada para vendas. Normalmente quem a usa, não consegue entender por que vende ou por que não vende. É sorte. E naturalmente, na maioria das vezes, azar.
Em vendas, sorte é uma palavra que deve ser esquecida, pois ela é a muleta do mau vendedor. Fulano vendeu bem por que teve sorte, eu não vendi bem por que dei azar. Esse mês foi bom, esse mês foi ruim. Foi-se este tempo. O mercado não tem mais espaço para quem acredita que exista isso em vendas, aliás, em profissão nenhuma. Costumo falar em treinamentos ou palestras América do sul afora, que um profissional de vendas, deve ser tão ou mais preparado do que qualquer profissional de qualquer área. Qualquer área. Engenheiro, advogado, médico e o que mais houver. Nada no mercado vive sem venda. Desde a simples venda de uma idéia até a venda de um sofisticado produto, precisa de alguém, fazendo o produto chegar ao seu destino. Esse profissional é o vendedor. Vendedor sim, já chamaram de tudo, consultor, gerente de conta, executivo de vendas, o que quiserem chamar: a profissão é vendedor.
E sabem, que os vendedores começaram a querer mudar o nome de sua própria profissão, por que em algum momento da vida alguém disse: se não souberes fazer nada na vida, vai vender. E isso ficou na cabeça de alguns. Feliz os que se deram conta que quem consegue desenvolver a técnica, a inteligência de vendas, em qualquer produto que seja, esse profissional tem mercado. Se tem crise, precisamos vender. Se tem aquecimento da economia, precisamos vender. E daí, não adianta ser profissional disto ou daquilo. Nesta hora, precisamos de vendedores mesmo. De gente que tenha atitude, processo de vendas, inteligência em relacionamento, disciplina e tantas outras coisas que formam o DNA do vendedor, que diferencia o profissional de vendas dos antigos modelos de vendedores. O profissional de vendas é aquele que sabe ouvir. Que pergunta o que tem que ser perguntado. Quantas vezes me deparei com vendedores que perguntam, e enquanto o cliente responde, estão pensando na próxima pergunta. Pasmem: perguntam tudo de novo. O profissional de vendas ouve, entende, transforma o requerimento do cliente em negócio. Não é difícil. Assim como nenhuma outra profissão é difícil. Mas tem que se preparar. Vender, não é pegar uma pastinha e sair batendo de porta em porta. Não é ficar telefonando sem critério, sem planejamento, sem inteligência. Vender, é saber entender, é saber compreender, é saber buscar conhecimento. Sorte... se depois de tudo isso, falarmos em sorte de novo, azar é nosso.
Sucesso a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário